ERIK MAGNUSSEN, A STELTON E O FAMOSO STELTON VACUUM JUG

 
 
Erik Magnussen
 

Erik Magnussen nasceu em 1940 em Copenhaga. Educado como ceramista na Escola de Artes Aplicadas e Design - graduou-se com uma medalha de prata em 1960.

Durante vários anos trabalhou para a Bing & Grøndahl e entre os últimos trabalhos estão os móveis para Fritz Hansen, puxadores para Franz Schneider Brakel, mesa em estanho para Royal Selangor, mesa em aço inoxidável e plástico para Stelton, lâmpadas de porcelana para Licht & Form e mobiliário para Paustian.

Os projetos de Erik Magnussen são exibidos em museus em todo o mundo e em 1967 recebeu o Prémio Lunning e o Prêmio Móveis em 1977. Em 1983 ele foi escolhido como "designer do ano" pelo Conselho de Design Dinamarquês e os seus produtos receberam várias vezes o ID - prémio pela Sociedade Dinamarquesa de Design Industrial. Em 1996 Erik Magnussen recebeu a medalha de Bindesbøll.

Em 1997, foi premiado com o "The Red Dot" na competição Design Innovations 1997 da Zentrum Nordrhein-Westfalen e ganhou o "Good Design Gold Prize" premiado pela Japan Industrial Design Promotion Organization.

Erik Magnussen colabora regularmente com a Stelton, tendo produzido o famoso jarro térmico: Stelton Vacuum Jug, uma das peças mais icónicas do design dinamarquês. 

 
 

Criado em 1977, o design revolucionário destes jarros térmicos da Stelton permitiu-lhe tornar-se um dos produtos mais reconhecidos e bem sucedidos da marca: um excelente exemplo do design da Dinamarca.

Esteticamente muito bonito, com cores vibrantes, de linhas bem definidas este jarro aparentemente simples foi também desenhado com uma preocupação funcional. 

O artista foi premiado o ID - prémio pela Sociedade Dinamarquesa de Design Industrial, pelo design desta peça que é considerado único pelo facto de possuir uma tampa especial que se abre automaticamente quando o jarro é inclinado para despejar e fechar de volta quando o jarro é colocado na posição vertical, mantendo desta forma o líquido a uma temperatura constante. Esta característica inovadora conferiu à obra uma fama internacional considerável, tornando-se um exemplo muito citado de funcionalismo no design dinamarquês.

 Disponível na loja Miolo.